O programa brasileiro de etiquetagem (PBE) é mais que uma sigla, é um jeito moderno e eficiente de garantir controle de qualidade dos produtos que rodam por nossas ruas e estradas.
Regulamentado pelo Inmetro, a etiqueta tem como objetivo fazer com que todos os pneus produzidos aqui ou importados para o brasil recebam, a partir de 29 de abril de 2018, uma etiqueta atestando a sua eficiência em três critérios:
- Resistência ao rolamento
- Aderência em piso molhado
- Emissão de ruídos
- Como Ler a Etiqueta
- Resistência ao Rolamento
- Direção Eficiente
1. Aderência em Pista Molhada
Aderência segura em condições molhadas é crucial para uma direção segura. A classificação de aderência em piso molhado indica o desempenho do pneu em condições molhadas, com desempenho classificado da classe A até E. Uma classificação alta significa distâncias de frenagem curtas em estradas molhadas.
2. Eficiência Energética
Dependendo da resistência ao rolamento do pneu, sua eficiência de combustível varia da classe A (indicando a melhor economia de combustível) até a classe E. O consumo de combustível desempenha um papel importante do ponto de vista econômico e ecológico. Isso ocorre porque o baixo consumo de combustível tem um efeito positivo na pegada de carbono do veículo e, em particular, dos veículos pesados.
3. Nível de Ruído
Este é o ruído de rolamento externo gerado pelo pneu, medido em decibéis. A etiqueta mostra o nível de ruído classificado nas classes de A até C.
Símbolos Adicionais
Além da etiqueta padrão, também existem pictogramas − se aplicável − relacionados ao desempenho em condições de neve severa (3PMSF) e/ou aderência em condições de gelo (somente carros de passeio/pneus C1).
O pictograma de aderência na neve (3PMSF) será mostrado para pneus de inverno e para todas as estações testados em condições definidas de inverno e que oferecem o desempenho exigido em neve severa.
O pictograma de aderência no gelo será mostrado para pneus de inverno com excelente desempenho no gelo confirmado por um teste de aderência no gelo definido. Estes pneus são projetados especificamente para superfícies de estrada cobertas de gelo e neve compacta e devem ser usados apenas em condições climáticas muito severas (por exemplo, temperaturas baixas nos países nórdicos). O uso de pneus com aderência no gelo em condições climáticas menos severas (por exemplo, condições de chuva ou temperaturas de inverno mais quentes) pode resultar em desempenho abaixo do ideal, em particular para aderência em piso molhado, manuseio e desgaste.
Como a resistência ao rolamento está ligada à eficiência de combustível?
À medida que seus pneus giram, eles também se flexionam em direção e para longe da superfície da estrada, levando a uma perda de energia. A quantidade de energia perdida está correlacionada com a resistência ao rolamento do pneu.
Pneus com baixa resistência ao rolamento são os mais eficientes energeticamente. Isso significa que é preciso menos energia – e, portanto, menos combustível – para mover o veículo.
Como os pneus podem representar entre 20% e 30% do consumo de combustível de um veículo, a escolha de pneus novos com eficiência energética resultará em economia direta de custos de combustível.
Dicas para uma Direção Eficiente
Para maior eficiência de combustível e maior segurança na estrada, considere os seguintes fatores:
- A condução com consciência ambiental pode reduzir significativamente o consumo de combustível;
- Verifique a pressão dos pneus regularmente; baixa pressão aumenta o consumo de combustível e afeta o desempenho da frenagem;
- Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente;
- Verifique se há sinais de desgaste irregular nos pneus, especialmente nas bordas dos pneus dianteiros. O desgaste desigual pode indicar um problema de rastreamento ou suspensão que pode aumentar o consumo de combustível e fazer com que os pneus se desgastem mais rapidamente;
- Evite acelerações e desacelerações bruscas; isso aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus;
- Siga as recomendações de manutenção do fabricante do veículo;
- O peso extra aumenta o consumo de combustível; limpe regularmente itens não essenciais de seu carro.