You are currently at our General Tire - Brasil website. We also offer a wide range of products with direct customer service in many locations worldwide.
All locations

Perguntas Frequentes

Mundo Off-Road

Esteja preparado para qualquer terreno e desafio na direção off-road.

Clique aqui e assista o vídeo da Escola de Off Road - Como iniciar no Overlander! 

Ao dirigir em uma estrada adequada, o fabricante do veículo geralmente indica a pressão correta dos pneus no manual do usuário. Ao realizar a prática do off-road com um veículo 4X4, surge uma pergunta:

Qual deve ser a pressão dos meus pneus nessas circunstâncias tão diferentes?

A pressão dos pneus recomendada para a estrada é diferente da pressão dos pneus fora de estrada. Não existe uma calibragem ideal para a prática off-road pois os pneus estão sujeitos a diversos fatores e situações que influenciam sua rodagem, como o peso do veículo, sistemas de suspensão, geometria entre outros.

Para manter a segurança e a vida útil do pneu durante a prática off-road, você deve escolher a pressão correta dos pneus por 2 motivos:

1.      Aumentar a superfície de contato do pneu com o solo.

2.      Aumentar a capacidade de deformação do pneu.

 

Como calibrar os pneus nos principais tipos de piso?

AREIA FOFA

Abaixe a calibragem para aumentar superfície de contato da banda de rodagem do pneu com o solo e ganhar sustentação evitando atolamentos.

LAMA

Não é necessário abaixar a calibragem como na areia. Baixar muito a pressão do pneu nessa situação pode aumentar a chance de cortar o pneu numa raiz ou pedras escondidas dentro da lama. Para situações como essa, é recomendado a utilização pneus que possuem uma parede lateral mais reforçada e proporcionam maior aderência e segurança.

PEDRAS

Abaixe a calibragem para garantir uma maior capacidade de deformação do pneu sobre as pedras. A calibragem baixa nessa situação é essencial porque ela garante que a suspensão e a estrutura do veículo absorvam mais os impactos do terreno, além de manter os pneus menos suscetível a furos.

 

Quais são os riscos de usar baixa calibragens?

É importante que o praticante de off-road esteja ciente dos riscos que envolvem o uso de baixa calibragens que são:

  1. A deformação da lateral do pneu aumenta o risco de rasgos;
  2. A baixa calibragem aumenta a temperatura do pneu, o que aumenta o risco de rasgos;
  3. A baixa calibragem aumenta o risco de ‘destalonamentos”.

Certifique-se de sempre encher novamente os pneus ao voltar para a estrada, pois é importante sempre ajustar a pressão às mudanças nas condições de direção. Se você esquecer de fazer isso, a estabilidade dos pneus pode ser prejudicada ou pode resultar em um aumento da distância de frenagem.

Para mais informações, clique aqui e assista o vídeo da Escola de Off Road - Dicas de Calibragem dos Pneus no Off Road!

Clique aqui e assista o vídeo da Escola de Off Road - Dicas para Encarar a Água com o seu 4x4!