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Ao dirigir em uma estrada adequada, o fabricante do veículo geralmente indica a pressão correta dos pneus no manual do usuário. Ao realizar a prática do off-road com um veículo 4X4, surge uma pergunta:
Qual deve ser a pressão dos meus pneus nessas circunstâncias tão diferentes?
A pressão dos pneus recomendada para a estrada é diferente da pressão dos pneus fora de estrada. Não existe uma calibragem ideal para a prática off-road pois os pneus estão sujeitos a diversos fatores e situações que influenciam sua rodagem, como o peso do veículo, sistemas de suspensão, geometria entre outros.
Para manter a segurança e a vida útil do pneu durante a prática off-road, você deve escolher a pressão correta dos pneus por 2 motivos:
1. Aumentar a superfície de contato do pneu com o solo.
2. Aumentar a capacidade de deformação do pneu.
Como calibrar os pneus nos principais tipos de piso?
AREIA FOFA
Abaixe a calibragem para aumentar superfície de contato da banda de rodagem do pneu com o solo e ganhar sustentação evitando atolamentos.
LAMA
Não é necessário abaixar a calibragem como na areia. Baixar muito a pressão do pneu nessa situação pode aumentar a chance de cortar o pneu numa raiz ou pedras escondidas dentro da lama. Para situações como essa, é recomendado a utilização pneus que possuem uma parede lateral mais reforçada e proporcionam maior aderência e segurança.
PEDRAS
Abaixe a calibragem para garantir uma maior capacidade de deformação do pneu sobre as pedras. A calibragem baixa nessa situação é essencial porque ela garante que a suspensão e a estrutura do veículo absorvam mais os impactos do terreno, além de manter os pneus menos suscetível a furos.
Quais são os riscos de usar baixa calibragens?
É importante que o praticante de off-road esteja ciente dos riscos que envolvem o uso de baixa calibragens que são:
- A deformação da lateral do pneu aumenta o risco de rasgos;
- A baixa calibragem aumenta a temperatura do pneu, o que aumenta o risco de rasgos;
- A baixa calibragem aumenta o risco de ‘destalonamentos”.
Certifique-se de sempre encher novamente os pneus ao voltar para a estrada, pois é importante sempre ajustar a pressão às mudanças nas condições de direção. Se você esquecer de fazer isso, a estabilidade dos pneus pode ser prejudicada ou pode resultar em um aumento da distância de frenagem.
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